Bem vindo a Uma vida...na estrada


Uma vida... na estrada.
reflexões, historias, acontecimentos, desabafos; uma vida!

uma vida...
por vezes ate pensada como perdida;
mas sempre vivida!!
se bem aproveitada ou não;
isso já é outra discussão!!
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-. Digam o que disserem!!! Sou como sou; não como querem que eu seja!!!.-.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cambios ...

Já por cá andamos, por cá quer dizer, por Espanha...
Aliás, andamos desde ontem , mas não tive apetite de cá vir escrever, ainda trazia os nervos muito acelerados, e também o aborrecimento;
Explico:
A famosa "recta" de Bordéus... com a sua recente proibição de ultrapassar e o seu limite a 80kph...

Recordo o tempo que já levo de volante, pouco quando comparado com alguns colegas,
recordo também os camiões com que comecei nesta vida, sem ABS, nem travões de disco, nada de sistemas de apoio, sem controle de tracção... e outras coisas mais, necessárias (?!?) á segurança na estrada, corrijo, necessários e de grande valor, provado por muitos e muitos testes e também pela redução de acidentes por falhas de travões por exemplo...
Recordo também a qualidade das estradas, os seus traçados, qualidade e estado do asfalto, larguras, numero de faixas, lembrando ainda a correcção de algumas curvas e troços de montanha...
Ora, fazendo as contas.....
Em 1998, ano que iniciei estas lides, o limite de velocidade para pesados era de 90kph, as estradas não eram más, mas comparadas com as de hoje em dia estamos muito melhor (principalmente no estrangeiro, apesar de que em Portugal também houve bastantes melhoras), poucos eram os camiões que tinham travões de disco, retarder (travão á caixa de velocidade, evitando assim o aquecimento dos travões de serviço)
poucos eram os que tinham ABS sem falar em EBS e outras siglas..., controle de tracção era algo que nem se falava...
Hoje, em 2011, as estradas melhoraram, os traçados também, os camiões são mais potentes, têm tanto ou mais equipamento que os veículos ligeiros, e a porcaria do limite continua a ser 90kph...
Alegam: segurança...
OK, ok , ok tudo bem, mantenham lá a porcaria do limite em 90kph, afinal os automóveis também melhoraram muito e o limite continua em 120kph...
Mas, passar estradas em recta, planas, duas faixas em cada sentido, com uma visibilidade excelente (salvo uma ou outra ocasião de nevoeiro e normalmente apenas de noite) e sem cruzamentos ao mesmo nível para o limite de 80kph?!?!?
E proibir a ultrapassagem?!?
Como se não bastasse essas imposições ainda há, quem, tenha tempo, dinheiro e paciência para ir para lá andar de carro a 70kph ou menos... olhando para o espelho e a rir-se... um destes dias vai lhes correr mal!!!

Ontem vi um "despiste" de um camião nessa estrada, um camião encostou-se ao rail do lado esquerdo, como o asfalto acaba antes... ficou ali meio preso, meio tombado...
causa?!?!?
Penso que sono.. sim apesar de ser durante a tarde, terá sido sono...
A porcaria da estrada a 90kph já era aborrecida, muitos km´s com a mesma paisagem, sempre a ver a mesma traseira á frente, salvo uma ou outra (demorada) ultrapassagem... mas acreditem que fazer o trajecto entre Bennesse e Bordeaux agora além de cansativo é aborrecido, mesmo com os nervos derivados da limitação (estúpida ideia de alguém), acaba por dar sono...
Não quero ser mau agoiro, mas com a chegada do tempo quente, com o aumento do tráfico devido ás férias e emigrantes.... vão aumentar os acidentes!!
Façam um teste, entrem em autoestrada ( ou numa SCUT eheheh) e em vez de circularem ali na média de 120kph façam-no apenas a 100kph , digam-me depois durante quanto tempo aguentaram e se deu sono ou aborrecimento...

Há algum tempo, anos creio, falaram em passar esta mesma dita estrada a autoestrada, sinceramente.. façam o favor , pelo menos poderemos circular a 90kph e ultrapassar... para isso mesmo se paga!!

Boa semana, boas viagens!!!

8 comentários:

JP disse...

Já andas á uns anitos com a roda na mão. É claro que os camiões de agora não se comparam com os de á 15 anos a trás. E mais anteriormente é que deviria ser bonito, sem essas modernices e já não falo de ter de andar com várias moedas de cada país e ter de andar sempre a fazer o cambio!

Boas viagens e pouca neve e gelo pelo caminho!

Um abraço!

AmSilva® disse...

JP
Já faz algum tempo mesmo!!!
Havia mais companheirismo na altura, mas o tipo de gestão do serviço hoje em dia não permite muito isso, mas certo é que hoje em dia anda meio mundo a tentar entalar a outra metade, o companheirismo e civismo e outras coisas acabadas em ismo foram-se....
Andar com várias moedas no bolso não era fácil... és vezes tinhas dinheiro, mas não na moeda certa eheh
Abraço

Rafeiro Perfumado disse...

É caso para dizer, aumenta a segurança mas depois cai-se no exagero.

Abraço, boa viagem!

AmSilva® disse...

Recordo um ditado antigo:
O que é a mais enjoa.
Com tanta alegada segurança na estrada não entendo como se vê tanta estupidez nas estradas de França (principalmente), tão grandes mesmo que ainda nem encontrei medida capaz de as classificar...

E, é bem verdade que neste caso o exagero aumentará os números ao revés de os baixar...

Abraço

António José Machado Moldes disse...

Olá Silva,

É com alguma regularidade que espreito este blog !

Quero acreditar que os 80 kms/h de limite máximo,são baseados em estudos sobre a sinistralidade aí existente. De facto,para um motorista a quem esses 10 kms/h fazem muita falta,pode parecer uma medida exagerada,contudo,se pensarmos que estas medidas trazem segurança acrescida para todos,podemos até fazer um esforço para as entender.

Boas Viagens Cumprimentos
António J. Moldes

http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=1452176454

AmSilva® disse...

Antonio José Machado Moldes
É do tipo, a GNR em Portugal colocar radares em rectas, sabem que ali se acelera...
Eu e acho que centenas de pessoas, penso que 80kph numa estrada com duas faixas, com separadores, recta, sem declives é no minímo gozo com quem a utiliza, já tenho circulado por outras estradas, de montanha, com limite de 130kph...
Engracado é que nas últimas vezes que lá tenho passado comprovo que quase não se vêem camiões franceses por lá... algures hão-de andar...
Não tem a ver com seguranca, tem a ver com o tempo que os ligeiros perdem atrás de nós, nas ultrapassagens... acho eu!!
Abraco

António José Machado Moldes disse...

Bom Dia !

De facto assim é,Silva.

É uma verdadeira "caça à multa",as autoridades fazem uma fiscalização(quando existe) sem o minímo de bom senso! Há fiscalizações para todos os gostos,e nos locais mais improváveis.

Culpa também da sinalização ali colocada,muitas vezes desadequada,exagerada,em falta,inesistente e até irónica.

Cumprimentos,
Boas Viagens

António José Machado Moldes

AmSilva® disse...

Antonio J M Moldes
Penso que em grande parte a culpa é de quem faz as leis á secretária, sem sequer conhecerem o local, fazem pra todo o lado com a mesma bitola, excepto claro aos locais de caça, esses são escolhidos com base em um único critério: não falhar na arrecadação de notas...
Abraço