Coisas da vida;
Cada profissão tem os seus riscos, é certo, umas mais outras menos, e quem anda na estrada sabe bem de que se trata.
Um dos maiores riscos é o sono, pelo menos na minha opinião.
Junto com clima, distracções e ainda pior a azelhice dos outros (falamos sempre nos outros), seja como for esta é uma das profissões que mais riscos apresenta diariamente.
Na passada quinta feira, França foi "farta" de acidentes, dos dois maiores que vimos, um deles foi cerca das 2h00 na A10, na zona de Chatlerault em que um camião que seguia sentido Sul saiu de faixa e foi entrar em contra-mão, atingindo o outro que segui em sentido contrário...
Ao que parece um deles, cisterna, levava um produto derivado de lixívia e tiveram muito que limpar.
Uma vida e várias horas perdidas, autoestrada fechada quase todo o dia e um caos no trânsito, fosse na Autoestrada fosse na nacional...
O outro, que encontramos antes mas aconteceu depois, cerca das 5h foi perto de Barbezieux, nas já mais que conhecidas obras da N10 em Vignolles...
Dois camiões também, um deles português, o motorista ficou ferido, a carga no chão e o trânsito muito complicado, passamos lá ás 8h e ainda se esperou um pouco, mas em sentido contrário estava cerca de 10km de fila...
Em Paris então foi do piorio...
só vimos 3 acidentes, mas tivemos notícias de vários outros, um deles que bloqueou totalmente a A86 sentido norte, não consegui encontrar nada na net mas a coisa esteve muito complicada, para esse foram 7 reboques... depois há sempre aqueles acidentes estúpidos, num deles estava um carro capotado... em hora de ponta?!?
Enfim, foi um dia de perder horas, muitas horas no trânsito devido a acidentes.
Na estrada todo o cuidado é pouco, nunca é demais dizer apesar de todo o mundo já saber isso.
Certo é que basta uma pequena distracção para "armar" barraca, um pequeno desvio de faixa em nacional é o suficiente para apanhar alguém de frente, ou para perder o controle da viatura e sair desgovernado, o mesmo pode acontecer numa autoestrada, ou numa estrada municipal.
Confesso que um dos maiores medos que tenho é adormecer ao volante, já me aconteceu há uns anos e correu bem, apenas entrei numa terra de milho, sempre a direito, foi só rebocar e tentar esquecer o assunto, mas poderia ter sido pior, muito pior!!
Certo é que depois disso ganhei medo ao sono, deixei de abusar e quando o cansaço dava sinal eu ia até á cama, quanto mais não fosse por 2 ou 3h.
Hoje em dia ao andar a dois a coisa não difere muito, por vezes fazemos as trocas mais cedo porque um precisa de descansar um pouco mais, a confiança no outro tem de ser total, e se sabemos que não está descansado...
Por isso o descanso manda!
Cuidado na estrada, com vocês e com os outros!!
Boa semana e boas viagens!!
6 comentários:
Infelizmente são situações a lamentar!
Enquanto é só chapa tudo bem, o problema é quando se trata de vida humanas, pois as chapas amanham-se ou compram-se novas, já outras coisas não são tão fáceis, infelizmente...
O sono sem dúvida que é um factor que está na causa de muitos acidentes, mas claro que uma simples distracção ou até uma brincadeira parva pode acabar num trágico acidente!
Como ainda não sou condutor, falo pelo que o meu pai sempre me tem vindo a dizer quando fazemos uma viagem mais longa (normalmente nas férias até à terra, em que são cerca de 6 - 7 horas até ao destino ehehe)!
Basta descansar 15 - 30 minutos quando nos dá aquele cansaço que quando acordamos estamos como novos! Perdendo apenas este curto espaço de tempo podemos salvar muitas vidas e muitas chatices!
E claro uma pequena, mas completa inspecção antes de qualquer viagem mais longa, também pode ajudar a evitar algumas chatices!
Bem votos de boa semana de trabalho e espero que esteja tudo a correr pelo melhor por essas bandas!
Cumprimentos,
PT_Trucker
PT_Trucker
Infelizmente assim é, é o que basta para se ter uma tragédia.
Esses 15-30 minutos serão sempre poucos, pessoalmente recomendo 1h, sempre dá para recarregar as baterias!
Abraço
Realmente tem razão senhor Silva!
1 hora como é óbvio é sempre melhor, mas quando falo nestes 15 - 30 minutos é mais naquela fase inicial do cansaço!
Mas claro que isto varia de pessoa para pessoa! Há pessoas que precisam de mais tempo, outras de menos!
Isto é só o que eu penso, até posso estar errado!
Mas claro que quanto mais tempo se puder descansar melhor, mas estes simples 15 - 30 minutos numa fase inicial sempre podem evitar muita coisa e atenuar a situação do cansaço!
Bem continuação de bons km's e boa semana de trabalho para si e para a senhora Dark Snake!
Cumprimentos,
PT_Trucker
PT_Trucker
É verdade que algumas pessoas precisam de menos descanso.... mas não convém facilitar acho eu!
Obrigado
Abraço!
Tem toda a razão senhor Silva!
Cumprimentos,
PT_Trucker
PT_Trucker
Quase toda!
Abraço
Enviar um comentário