Bem vindo a Uma vida...na estrada


Uma vida... na estrada.
reflexões, historias, acontecimentos, desabafos; uma vida!

uma vida...
por vezes ate pensada como perdida;
mas sempre vivida!!
se bem aproveitada ou não;
isso já é outra discussão!!
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-. Digam o que disserem!!! Sou como sou; não como querem que eu seja!!!.-.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Manhãs

Esta madrugada acordámos com uma chuva miudinha, assim como que a refrescar a cara, nem precisei de ir ao WC lavar a cara, foi só esticar o nariz eheheh
Entretanto foi hora de descarregar o que faltava e enquanto se viajava saber de noticias de Portugal, infelizmente uma vez mais os acidentes são protagonistas, e ainda uma vez mais a A25 ...
Conheço bem aquele troço, aliás, completa desde a rotunda da Barra km 0 até Vilar Formoso km 200 e qualquer coisa , o troço em questão é um dos mais perigosos, outros foram melhorados aquando da "transformação" do IP5 em A25.
É verdade sim que ali as condições por vezes são do pior, é um dos poucos locais que conheço onde se junta denso nevoeiro e chuva por vezes forte, o piso agora está melhorado (alcatrão com bastante aderência, muito rugoso) mas o traçado continua injusto, subidas, descidas e curvas, algumas apertadas outras nem tanto, mas com o erro de terem a inclinação contrária ao "ideal", ou seja, a curva é pra direita e a inclinação para a esquerda... faz com que mesmo a velocidades moderadas os carros "fujam" pra parte de fora da curva, no caso dos pesados é ainda pior porque "atira" com o peso (principalmente com cargas altas) pra fora, com um pouco de velocidade a mais tomba...
Vi numa reportagem uma moça a relatar o acidente, segundo a qual:
""Havia nevoeiro e reduzimos velocidade, já vinhamos bastante devagar e de repente o nevoeiro adensou, ficou mesmo nevoeiro cerrado e travei, travei mesmo a fundo, logo de seguida o camião bateu na traseira e ....""
Aqui temos uma boa receita para um acidente, travar a fundo.... nem que fosse sem nevoeiro, o camião ou quem quer que fosse atrás não vai ter nem tempo nem espaço de reacção...
Outra coisa que li, um camião albarroou 19 carros, dois pesados e ainda um motociclo... acho um pouco exagero mas não de todo impossível...
Feitas as contas, podia o acidente ser evitado?!?! Acho que não.
Ter menos impacto, ou seja, ser mais pequeno... penso que sim.
Em todo o caso o outro acidente em sentido contrário também dá muito que explicar.
Cuidado, muito cuidado e muita atenção na estrada é o que se pede!

Quanto á questão do patrulhamento, ou neste caso á falta dele nas estradas... é só pensamento retrógado... exmplos: Holanda e Dinamarca para falar apenas em dois países onde practicamente não se vê polícia na estrada e no entanto há muito menos acidentes ( e muito mais chuva e nevoeiro), há no entanto muito mais civismo ( e menos pressas) na estrada, uma nota a reter.

Desde aqui, rápidas melhoras dos feridos e descanso em paz aos falecidos.

E para não deixar isto assim com aspecto triste :


Uma destas madrugadas, num qualquer dia na Dinamarca, o nevoeiro já estava quase completamente disperso, mas mesmo assim ainda havia uns bancos, com o Sol e entre árvores fica assim um aspecto deste tipo.

Boa semana, boas viagens!!

5 comentários:

JP disse...

Em relação á A 25,penso que uma das causas terá sido o excesso de velocidade em condições adversas.
E outra coisa importante é o seguinte: tratando-se de um via com muito tráfego internacional e com as primeiras chuvas a via ainda não está "lavada" da gordura que está aderente ao piso, o que torna o piso mais escorregadio... é a minha opinião.

Um abraço

andre disse...

Pois é Silva mais uma noticia triste do nosso Portugal... também fiquei um pouco "confuso" com o depoimento dessa senhora, reduzir velocidade é uma coisa "travar a fundo" é outra, Paz as suas almas.

Continuação de boas viagens e vai tirando fotos bonitas como essa ultima ;)

Abraço


André Laureano(volvopw)

Vanessa disse...

Costumo dizer que muitos condutores deviam ir tirar umas aulinhas de condução noutros países para ganharem mais civismo. Agora que regressei a Portugal ainda não me habituei muito bem à condução brusca e bruta da maior parte dos automobilistas... não têm respeito por ninguém, quer seja nas passadeiras, quer seja nas estradas, por velhos ou crianças... andam sempre a abrir e cheios de pressa... depois dá no que deu... infelizmente!

Boas viagens, abraços!
;)

camionista_junior disse...

Isto cada vez anda pior, como referiste alguma culpa é também de quem constrói as estradas. Mas com uma foto dessas animas logo aqui o pessoal eheh.
Abraço e boa viagem

AmSilva® disse...

JP
Penso que a razão principal deverá ter sido mesmo a velocidade desadequada...
Abraço

André
È o que temos...
Abraço

Vanessa
Infelizmente Portugal a nivel de civismo na estrada está um pouco mal... (só conheço França como pior), mas partilho essa opinião das aulas !
Beijos e bem vinda ao "Paraíso" á beira mar plantado!

Camionista_júnior
Quem fez as estradas fez por onde dava ou conforme mais interessava a alguém, conheço estradas bem piores e com menos acidentes.
É o tal tema de que todos sabem guiar, mas poucos sabem conduzir!
Abraço